O Jogo
O objetivo central do basquetebol é
fazer cesta no time adversário, ou seja, fazer com que a bola passe por dentro
do cesto adversário. Você pode fazê-lo de várias maneiras como arremessando a
bola (jogando a bola com as mãos), enterrando (forçando a passagem da bola, com
as mãos, pelo cesto) ou tapeando (dar um tapa na bola fazendo-a cair no cesto).
Mas sempre lembrando que se devem respeitar as regras.
O jogo começa no circulo central quando,
o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto entre as equipes. O
jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10 minutos cada. O cronômetro desse
tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver
morta). O árbitro deve sinalizar a mesa a parada do cronômetro.
A equipe só pode começar um jogo se os
padrões do mesmo forem cumpridos. São eles:
1.Ter no mínimo 8
jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores
aptos a jogar.
2.Deve ter um
técnico, e se o time preferir um assistente de técnico.
3.Deve também
possuir um capitão do time.
4.Deve ter um
uniforme com uma cor predominante e uma segunda cor.
As Faltas
(Contato Físico)
No basquetebol, todo e qualquer contato
físico que influencie na jogada, sendo de ataque ou defesa, é falta. Geralmente
da defesa, mas também há de ataque.
Toda a vez que o defensor toca no
atacante é falta, mas a falta é dada apenas se o toque for relevante em relação
ao jogo ou se for agressiva. Para um marcador não fazer a falta deve ficar com
uma certa distância do atacante para prever sua jogada e deve também manter
seus braços ou erguidos ou abaixados. BRAÇO PARA OS LADOS É FALTA! Ou
seja, se estou atacando e correndo em linha reta e bato no braço (que no caso
está para o lado) de um defensor, isso é falta a meu favor.
Um jogador também não pode empurrar,
abraçar, cotovelar, segurar ou soquear o atacante, sendo que estes também não
podem ser feitos para o defensor.
Para todos estes tipos de faltas existe
uma penalidade. Em caso de uma falta convencional, ou seja, um simples contato
físico durante o jogo; o arbitro sinaliza a falta, o cronômetro é interrompido
e é dada uma reposição de bola de fora da quadra. Simplificando: É dado um
lateral ao time que sofreu a falta.
Mas
isso é apenas durante o jogo normal, durante uma troca de passes, infiltração
ou um movimento qualquer. Agora, se a falta ocorrer durante um ato de
arremesso, ai então é dada uma bonificação: Lances Livres. Se o jogador tomar a
falta durante o ato de arremesso e converter a cesta (a bola precisa ter saído das
mãos do jogador antes do apito soar), então valem os pontos e é dado um (1)
lance livre de bonificação; Se tomar à falta, mas não converter a cesta, aí é
dado dois (2) lances livres; e se o arremesso for para três pontos e não convertidos,
é dado aí três (3) lances livres.
Mas nem todas as faltas são feitas pela
defesa. As falta também podem ser de ataque - como dito antes. O jogador em
posição ofensiva não pode forçar sua passagem (provavelmente em direção a
cesta) sobre o corpo do adversário. Por exemplo, eu estou lhe marcando e você
tenta passar reto por cima de mim usa a força do corpo. Isso é uma falta de
ataque, e quando ocorre é dada uma reposição de bola pela lateral para o time
adversário.
E como sempre, toda a regra tem uma exceção.
Existem também as faltas antidesportivas. São aquelas falta mais grave, que vão
contra o espírito esportivo do jogo como, por exemplo, dar um soco no
adversário, jogar a bola de propósito com força sobre um jogador, pegar a bola
e chutá-la com força...
esse
tipo de coisas. Nestes casos a penalidade é diferente: São dados dois lances
livres mais um lateral de ataque para o time que sofreu a falta.
Após 5 faltas pessoais, o jogador que as
cometeu deverá ser substituído e não poderá voltar a jogar naquele jogo. Após quatro
faltas coletivas (em cada período) todas as seguintes serão convertidas em dois
lances livres.
Regras de Drible
Essa é uma regra um pouco complicada. A
caminhada. A regra diz que você pode dar 2 tempos de passos, mas há algumas
regras para esta regra. Em primeiro lugar, antes de picar a bola, ou seja,
quando você recebe um passe de bola, não se pode dar nenhum passo. Deve-se
picar, passar ou arremessar a bola. Digamos que depois de picar você pare a
bola com as mãos, agora você não pode mais picar. Você está com os dois pés no
chão; pode estabelecer-se um pé de apoio, ou seja, se você fixar um dos dois
pés você poderá mover livremente o outro. Digamos agora que você fixa o outro
pé e tira do chão o antigo apoio, VOCÊ JA USOU DOIS PÉS PARA APOIO, e se
você encostar o outro no chão terá usado três apoios, o que não é permitido!
Isso é caminhar.
Se
o arbitro apitar a caminhada, será dada uma reposição de fora da quadra
(lateral) para o oponente.
Mas o esquema dos passos não é a única
restrição. Você também não pode: picar a bola pegá-la com as mãos e picá-la
novamente; Não pode picar a bola com ambas as mãos juntam; Não pode apoiar a
bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes
aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.
Regras de Tempo em Quadra
Falando sobre tempo, você não pode:
1.No 1º,2º e 3º
período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos de 1 min.
2.Os intervalos
entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15
minutos.
3.Não é permitido
ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou sem posse de bola.
4.Não é permitido
ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa.
5.Após os 8
segundos mencionados acima, você tem 24 segundos para arremessar a bola (zona
de ataque).
6.Quando há um
marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar a
bola por mais de 5 segundos.
REGRA 1
Duas equipes, com cinco pessoas
cada disputam a posse da bola para fazer pontos na cesta do adversário. A
equipe tem de impedir que o grupo oponente faça pontos. O time vencedor é o que
fizer o maior número de pontos ao final do tempo de jogo. Nos Jogos Olímpicos,
cada partida dura no 40 minutos e é dividida em dois tempos de 20 min, com
intervalo de cinco minutos entre ambos. Em outros torneios, a partida é
dividida em quatro tempos com 10 minutos cada. Os técnicos podem pedir tempo
(de 1 minuto) uma vez em cada período, com exceção do último quando pode pedir
duas vezes. Cada time tem ainda 24 segundos para arremessar a bola. Se estourar
o tempo, a bola passa automaticamente para o time oponente. A cada 4 faltas, o
time ganha uma falta coletiva.
REGRAS 2
O jogador deve locomover-se
batendo a bola no chão. Dar três passos sem batê-la ou segurá-la por mais de 5
segundos é considerado falta, assim como tocar a bola com a perna ou impedir o
movimento do adversário. No basquete há limite de faltas por equipe e por
jogador. A partir da sétima falta acumulada por uma equipe, o adversário tem
direito a um arremesso livre a cada nova infração. Se acertar, a cesta vale 1
ponto e o jogador pode arremessar novamente. Se errar, a bola volta ao jogo.
Quando um jogador faz cinco faltas, é desclassificado, mas pode ser substituído.
REGRAS 3
A quadra de basquete tem 26 metros de comprimento
por 14 metros de largura. As cestas ficam fixadas em estruturas a 3,05 metros
do chão nas extremidades da quadra. Quando a bola cai na cesta do campo
adversário, o time ganha 2 pontos. Se o arremesso for feito antes da linha
situada a 6,2 metros da cesta, ganha 3.
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