domingo, 15 de janeiro de 2012

REPRODUÇÃO MASCULINA E FEMININA

Reprodução Feminina 

     O corpo da mulher sofre a ação de vários hormônios, os quais são produzidos na hipófise, localizada no cérebro, e estimulam os ovários a produzir o estrogênio. Sob a ação desse hormônio, o óvulo amadurecido desce até a trompa e aguarda a fecundação. Esse é o período fértil, de ovulação, que ocorre na metade do ciclo. Se houver relação sexual, pode acontecer gravidez. 
     Após a ovulação, o ovário passa a produzir outro hormônio, a progesterona, que prepara o endométrio para receber o óvulo fecundado. Quando não fecundação, o óvulo é eliminado com parte do endométrio. Isto é menstruação. 


Reprodução Masculina 

     Sob a ação dos hormônios masculinos, os testículos produzem os espermatozóides, que são liberados com o esperma durante a ejaculação. Uma gota de secreção espermática contém milhões de espermatozóides, os quais correm a uma velocidade de 300 quilômetros por hora. Após a ejaculação, correm em direção ao óvulo, que está na trompa. A penetração do espermatozóide no óvulo chama-se fecundação, formando-se nesse momento o ovo, que é um novo embrião que se desloca para fixar-se na parede do útero. A partir de então, haverá o desenvolvimento da gravidez. 
     Garotos e garotas descobrem que seus corpos lhes proporcionam prazer, é a fase do despertar para a sexualidade e para o interesse pelo outro. Acontece o “ficar”, o “rolo”, o namoro, e surge a vontade de experimentar o sexo. E quando isso é feito sem prevenção, ocorre a gravidez. Para impedir que ocorra a gravidez, é necessário evitar o processo da ovulação, da fecundação, ou a implantação do ovo no útero. Para isso existem anticoncepcionais que atuam em cada uma dessas fases. É importante o adolescente conhecer todos os métodos contraceptivos e escolher o que mais se adapte ao seu corpo. 

Métodos anticoncepcionais 

     Tabelinha é um método natural, mas não muito indicado para adolescente, devido aos ciclos serem comumente irregulares nessa faixa etária. Esse método consiste em evitar relações sexuais no período da ovulação, que ocorre na metade do ciclo. Dificilmente o adolescente sabe quando se dá o período ovulatório. 
     Diafragma é um dispositivo de borracha que deve ser colocado na vagina antes de cada relação, impedindo que o espermatozóide chegue até o útero. Deve ser retirado somente 4 a 6 horas depois.
     DIU (dispositivo intrauterino) é uma haste de polietileno, mais indicada para quem já teve filho. Apresenta maior risco de doenças inflamatórias e pélvicas. 
     Vasectmoia e laqueadoura são métodos cirúrgicos, definitivos, não recomendados para adolescentes. 
     Coito interrompido (“gozar fora”) é pouquíssimo eficaz e requer muito autocontrole do homem, o que não ocorre com os adolescentes, devido à imaturidade biológica. 
     Camisinha é o único método indicado para os homens. Faz dupla proteção e deve sempre ser usado com pílula ou diafragma. Nunca usar duas camisinhas para garantir proteção e não utilizá-la com lubrificante, pois já contem espermicida. É o único método que protege contra as DSTs e AIDS. Verificar a data de validade antes do uso da camisinha e se tem a marca do INMETRO. Ela deve ser colocada antes de qualquer contato sexual. Após a ejaculação, retirá-la imediatamente, pois a partir desse momento o pênis começa a ficar flácido, e haverá possibilidade de ela ficar dentro da vagina durante a retirada do pênis.     
     Camisinha feminina tem proteção contra gravidez e DSTs/AIDS. 
     A pílula anticoncepcional é considerada o método mais eficaz, desde que utilizada corretamente. É recomendada sempre associada ao condom para prevenção de DSTs/AIDS. O uso do contraceptivo oral ou injetável deve ser iniciado após consulta e orientação médica. O anticoncepcional oral (pílulas) que é tomado diariamente não deve ser esquecido. Tem alta eficácia. Pílulas pós-coito ou contracepção de emergência (pílula do dia seguinte) são utilizados para os casos de estupro, relações sexuais não protegidas, não programas e com risco de gestação. Devem ser usadas até 72 horas após a relação. Para muitos é considerada abortiva. Os anticoncepcionais enjetáveis é eficaz. É uma opção para a adolescente que esquece de tomar a pílula ou tem intolerância gástrica, com o uso por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense