segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DISARTRIA

Disartria
     Neste grupo, incluem-se as perturbações que resultam de uma lesão ao nível de qualquer das partes que intervêm na elaboração e na emissão dos sons, de cuja articulação resulta a palavra falada. As principais alterações deste grupo são as seguintes:
Consiste na dificuldade de articular as palavras, normalmente resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação. A perturbação é mais acentuada quando se trata de pronunciar as consoantes labiais e linguais, as quais são omitidas ao dizer as palavras, ou a pessoa titubeia ao prenunciá-las. A alteração torna-se mais evidente quando se utilizam as frase de prova, como por exemplo, pedindo ao paciente que pronuncie “sou caricaturista, vou caricaturar-me no caricaturista”, ou “artilheiro de artilharia”, “ministro plenipotenciário”.
      As Disartrias Paralíticas da linguagem, que se manifestam pela insuficiência de articulação e pelo anasalamento, enfraquecimento e desdiferenciação da voz, resultando numa palavra quase inaudível. Essas Disartrias resultam tanto de uma lesão periférica dos nervos cranianos quanto de uma perturbação bilateral do controle exercido pelo fascículo geniculado. Nas síndromes pseudobulbares de origem vascular, a lesão piramidal bilateral é a causa. Na esclerose lateral amiotrófica a alteração é, às vezes, bulbar e pseudobulbar e na miastenia também se desenvolve uma Disartria do tipo paralítico, marcada por um desenvolvimento progressivo à medida que se prolonga o esforço fonador.
     A Disartria Cerebelar da linguagem, que está descrita sob o qualificativo de voz escondida. O elemento mais característico é a irregularidade da amplitude de emissão, de uma palavra a outra ou de um fonema a outro, dando à palavra um caráter explosivo. As atrofias cerebelares e os tumores do cerebelo são as possíveis etiologias. Na esclerose em placas, a Disartria cerebelar esta freqüentemente modificada por um elemento paralítico.
     As Disartrias Extrapiramidais da linguagem se revestem de diversos aspectos. A do tipo parkinsoniana se caracteriza pela aceleração da maneira de falar (taquifemia) com uma palavra fraca e frequentemente mal articulada. A ela se reúnem os fenômenos de bloqueio no início e, algumas vezes, as repetições prolongadas de uma palavra ou de uma sílaba (palilalia). Na atetose dupla, a palavra está gravemente perturbada pela ativação sincinética dos músculos bucofaríngeos e faciais, sendo hesitante, mal articulada e repleta de explosões imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense