segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EVOLUÇÃO DA FÍSICA

Evolução da Física
     Os conhecimentos que temos hoje sobre o mundo físico resultaram de um longo processo histórico de experiências, descobertas, acertos e erros.
     Na luta pela sobrevivência o homem foi aprendendo a conhecer a natureza e desvendar seus segredos.
     Quando o homem pré-histórico usou uma pedra para abrir o crânio de um animal ou fez um arco para atirar uma flecha, ele estava incorporando conhecimentos de Mecânica.
     Os primeiros povos civilizados, na Mesopotâmia e no Egito, aprenderam, entre outras coisas, a bombear água para as plantações, a transportar e levantar enormes blocos de pedras, a construir monumentos.
     Mais tarde, com os gregos, nasceu a Filosofia. Herdeiros de um longo processo de desenvolvimento cultural ocorrido nas regiões próximas do Mediterrâneo, eles tentaram explicar o mundo através unicamente da razão. Os conhecimentos anteriores aos gregos foram obtidos na tentativa de resolver problemas práticos. Confundiam-se ainda com os mitos e a religião.
     Os gregos deram um enorme salto ao formular racionalmente os princípios explicativos do movimento, da constituição da matéria, do peso, do comportamento da água, etc.
     Como na sociedade grega todo trabalho físico era realizado por escravos, os gregos não se preocupavam em resolver problemas práticos. Valorizavam muito as idéias e muito pouco a experimentação.
     A decadência do Mundo Antigo e o advento da Idade Média representaram um enorme retrocesso para a ciência. Uma sociedade basicamente rural, dominada pela religião, e fazendo uso muito restrito da escrita e de livros, poucas possibilidades oferecia ao desenvolvimento científico.
     O renascimento do comércio e da vida urbana, no final da Idade Média, criou um ambiente próprio para a renovação cultural que lançou as bases da ciência moderna. Foi nesse universo urbano em formação que viveu, no século XVI, o personagem símbolo dessa ciência, Galileu Galilei.
     Galileu introduziu um procedimento fundamental para o cientista: a necessidade de testar, com experiências concretas, as formulações teóricas. Além disso, o genial italiano mostrou, com sua prática, que o cientista precisa criar situações favoráveis de observação, eliminando fatores que interfiram ou prejudiquem a análise do fenômeno a ser estudado.
     Outro momento importante na constituição do conhecimento ligado à Física ocorreu no século XVII com Isaac Newton. Ele realizou a primeira grande síntese da história da Física através da formulação das leis gerais. Com isso criou-se a possibilidade de investigações novas em diversos campos.
     Newton criou, ainda, um sistema matemático para resolver problemas de Física que antes não tinham solução.
     A partir dos fundamentos lançados por Newton ocorreram importantes inovações científicas e técnicas. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o progresso material derivado dessas inovações foi notável.
     No final do século XIX foi uma fase de excessivo otimismo. Muitos estudiosos de Física achavam que já conheciam os princípios e as leis fundamentais do funcionamento do universo.
     A teoria da relatividade, publicada por Einstein em 1905, provocou uma verdadeira revolução no campo científico. As mais arraigadas certezas, baseadas nas leis mecânicas de Newton, passara a ser revistas.
     De lá para cá, os avanços foram enormes. A obtenção de energia a partir da desintegração atômica, os satélites e as viagens espaciais são alguns dos resultados mais conhecidos do progresso recente da Física.
     Citamos alguns nomes importantes à evolução do conhecimento humano sobre o mundo físico. Centenas de outros poderiam ser acrescentados. O importante é entendermos que essa evolução não é resultado da ação individual de alguns homens notáveis e, sim, obra coletiva. São as condições históricas de uma determinada sociedade que favorecem ou não a ampliação do saber.

Finalidade da Física
     O vocábulo física provém do grego physiké, que quer dizer natureza. Portanto, no sentido amplo, a Física deveria ocupar-se de todos os fenômenos naturais.
     Atualmente, porém, o estudo da natureza é feito por diversos campos de pesquisa nos quais entram a Química, a Geologia, a Biologia, etc.
     Essa repartição do estudo dos fenômenos naturais em mais ramos deve-se à contínua expansão de nosso conhecimento.
     Com a ajuda da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós:
_ energia elétrica: enceradeira, geladeira, computador, ferro elétrico, etc.
_ energia mecânica: pontes, naves espaciais, rodovias, prédios, etc.
_ energia sonora: rádio, disco, telefone, ultra-som, instrumentos musicas, etc.
_ energia luminosa: máquina fotográfica, telescópio, raio laser, análise de materiais, etc.
_ energia calorífica: máquinas a vapor, câmaras frigoríficas, motores de automóveis, etc.
_ energia nuclear: energia elétrica, bomba atômica, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense