sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

REINO MONERA

     Pertencem a esse reino os organismos procariontes, unicelulares, autótrofos por absorção. São as bactérias e as cianofíceas (algas azuis). Cianofíceas Organismos também unicelulares e capazes de formar colônias que possuem, sempre, pigmentos fotossintetizantes, principalmente ficocianina, que lhes atribui a cor azulada. Quando aquáticas, ou seja, marinhas e de água doce, constituem parte do fitoplâncton, sendo importantes nas cadeias alimentares. 
     No ambiente terrestre estão presentes em locais úmidos ou associadas a fungos, formando liquens. Bactérias Bactérias são organismos unicelulares capazes de formar, em alguns casos, um conjunto de células associadas denominadas colônias. Apresentam ampla distribuição nos mais variados ambientes do planeta, podendo ser terrestres, aquáticas ou ainda vivendo em associações com outros organismos. Quanto à forma, podem ser esféricas (cocos), como bastonetes (bacilos) espiraladas (espirilos) ou como vírgulas (vibriões). Quanto à nutrição, podem ser autótrofas – capazes de produzir alimento – ou heterótrofas – quando se alimentam de uma fonte externa. 
     As bactérias autótrofas, por sua vez, podem ser fotossintetizantes (aquelas que realizam fotossíntese utilizando a energia luminosa) ou quimiossintetizantes (aquelas que realizam fotossíntese utilizando a energia liberada em reações de oxirredução para produzir seu alimento). As bactérias heterótrofas podem se alimentar de matéria orgânica morta, sendo denominadas saprófitas, ou de animais e plantas, sendo denominadas patogênicas (causadoras de doenças). A maioria possui reprodução assexuada pro divisão binária. Em boas condições, uma bactéria pode dar origem a milhares de descendentes, todos geneticamente idênticos, e que são denominados clones. 

Bactérias e iogurtes 

     Os bacilos acidolácteos são bactérias que provocam a coagulação do leite, permitindo a produção de iogurte. Veja uma receita: 

Ingredientes: um litro de leite; um copo de iogurte natural. Material necessário: uma colher de pau; quatro a seis copos de vidro; guardanapos de papel. 

Preparo: ferva o leite e deixo-o esfriar até 38ºC; acrescente meio copo de iogurte natural e misture bastante; coloque a mistura em copos de vidro; enrole bastante papel em volta de cada copo e guarde-os no armário. Depois de 24 horas, coloque os copos na geladeira. Esta pronto o seu iogurte. 

Importância 

     As bactérias podem ser patogênicas, causando doenças em animais e plantas, acarretando prejuízos econômicos e sociais e reduzindo a qualidade de vida das populações atingidas. Por outro lado, as bactérias têm um importante papel nos ecossistemas como decompositores, possibilitando o ciclo de matéria, ou fixando o nitrogênio atmosférico ao solo, garantindo a sua absorção pelas plantas. 

Doenças causadas por bactérias 

Cólera: doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria denominada Vibrio colerae, conhecida vulgarmente como vibrião colérico, que, na maioria das vezes, acontece por surtos epidêmicos, pois esse vibrião desenvolve-se na água, e as regiões contaminam uma às outras através da água. Seus principais sintomas são a diarréia e o vômito; sua prevenção é feita através de cuidados atentos na higiene. 

Difteria ou Crupe: bacilo responsável: Corinebacterium diphteriae. Doença infecto-contagiosa que pode ser fatal. A contaminação pó de resultar do contato direto com a pessoa infectada, com gotículas de saliva ou objetos do doente.A profilaxia é feita através da vacinação – vacina tríplice. Medidas adequadas de higiene e saneamento também ajudam a evitar a doença. A difteria ataca a faringe, laringe e brônquios. 

Febre tifóide: doença que pode se transformar em epidemia, transmitida das fezes para a boca, através da água e de alimentos contaminados. Sua prevenção consiste em medidas especiais de higiene; deve haver o isolamento da pessoa infectada. O bacilo que a causa tem o nome de Salmonella typhosa. Mesmo sadia, uma pessoa portadora dos bacilos pode contaminar outras, principalmente pela contaminação dos alimentos. Coqueluche: causada pela Bordetella pertussis e também chamada de “tosse comprida”, é uma doença infecto-contagiosa que pode se transformar em epidemia. É caracterizada por acessos de tosse e pela presença de catarro nas vias respiratórias. Sua contaminação se faz direta ou indiretamente, através do contato com o doente ou com objetos infectados. A profilaxia é feita através da vacina tríplice e do afastamento das pessoas infectadas. 

Tétano: causado pelo bacilo Clostridium tetani, provoca infecção grave, que pode ser fatal, caracterizada por contrações e espasmos dos músculos e fortes dores, pois seu bacilo ataca o sistema nervoso. O contágio ocorre através de ferimentos da pele. A prevenção é feita através da vacinação e de cuidados de higiene. 

Tuberculose: causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que na maioria dos casos ataca somente os pulmões, mas pode também afetar quase todos os órgãos do corpo. O contágio se dá através do contato direto com a pessoa infectada. A vacinação (BCG) ajuda na prevenção da doença e deve haver o isolamento do doente. 

Meningite: doença muito grave, consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Sua forma mais contagiosa é causada pela bactéria meningococo Neisseria meningitidis. O contágio se dá através dos meningococos liberados no ar pela pessoa com a doença. Para a prevenção da doença, deve-se evitar aglomeração e ambientes abafados; os utensílios e objetos pessoais do doente devem ser de uso restrito dele; deve-se isolar o doente em hospitais especializados. A vacinação, mesmo parcialmente eficaz, é recomendada, principalmente em casos de epidemias e de contato com doentes. 

Pneumonia: inflamação pulmonar aguda causada por diversos tipos de microrganismos. Os primeiros sintomas são calafrios, febre, dispnéia, respiração rápida, do (em pontada) nas costas e tosse de expectoração. As bases gerais do tratamento compreendem os cuidados com o doente e o combate ao agente etiológico, dos quais as bactérias são os mais comuns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense