sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

     Uma característica marcante da natureza é sem dúvida a sua excepcional diversidade, resultante da adaptação dos seres vivos a diferentes condições ambientais. É por isso que os animais e vegetação de uma floresta são completamente diferentes dos animais e da vegetação do deserto. Maiores diferenças são notadas quando comparamos os seres vivos desses ambientes terrestres com os dos ambientes aquáticos, como por exemplo, mares, lagos e rios. Num único ecossistemas podem conviver milhares de diferentes espécies de seres vivos, cada uma executando um determinado papel que contribui para o equilíbrio ecológico.
     Existem vários modos de identificar um ser vivo e diferencia-lo de uma matéria bruta.
· Composição química: os seres vivos são formados por moléculas orgânicas e inorgânicas. Essas moléculas formam estruturas altamente complexas e organizadas. Por meio de pesquisas tem se observado um número muito grande de proteínas, lipídios, ácidos nucléicos, vitaminas, carboidratos e substâncias de outros grupos encontrados na composição dos seres vivos.
· Metabolismo: é o conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos, produzindo, transformando ou degradando compostos (anabólicos e catabólitos).
· Homeostase: é a capacidade que todo ser vivo possui de regular suas atividades internas e externas em função do meio em que vive. É a capacidade de se manter constante.

· Reprodução: é a capacidade que os seres vivos possuem de dar origem a novos indivíduos, preservando, assim, a sua espécie.
· Crescimento: os seres vivos crescem pelo aumento do tamanho ou do número de suas células. O crescimento faz parte do ciclo vital, que vai do nascimento à morte. Esse ciclo varia de uma espécie para outra.
· Reação: os seres vivos reagem, respondendo a estímulos físicos e químicos, tais como mudanças de luminosidade, de temperatura, de composição química, do meio ambiente.
· Movimento: os seres vivos são capazes de se movimentar. De forma geral, os animais possuem movimentos rápidos e ativos. Nos vegetais, os movimentos são mais lentos, podem ser observados quando giramos um vaso de flor que fica próximo à janela. As folhas se movem lentamente em direção a luz.
· Evolução: é o processo pelo qual os seres vivos se transformam ao longo do tempo. Isso ocorre porque, ocasionalmente, há uma mudança na bagagem genética (mutação) que pode ser transmitida aos descendentes.
· Hereditariedade: é a capacidade que os seres vivos possuem de transmitir suas características aos descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense