terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LINUX

     Conheça um pouco da história e do funcionamento do Linux

Fernanda Ângelo Para o UOL Tecnologia

     Medo do desconhecido. Talvez esta seja a melhor das explicações para tamanho temor dos usuários iniciantes em relação ao sistema operacional de código aberto — além das próprias dificuldades que o sistema ainda impõe a usuários iniciantes. O sistema operacional Linux teve o seu núcleo, mais conhecido como kernel, criado em 1991, pelo então pesquisador do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki (Finlândia) Linus Torvalds.
     O kernel é a mais baixa camada de interface entre o software e o hardware, responsável pelo gerenciamento de toda a operação de um computador. A criação do sistema operacional veio no rastro do movimento do software livre, que ganhou impulso em 1984 com a fundação do Projeto GNU e a criação, em 1985, da primeira versão da licença GPL (General Public License), escrita por outro guru do mundo Linux (ou GNU/Linux, como ele prefere), Richard Stallman.
     Desde o início dos anos 1980 o kernel vem sendo explorado por diversas empresas e programadores, que acrescentaram a ele uma série de aplicações para adicionar recursos ao sistema operacional. Essas melhorias deram origem ao que hoje costuma se chamar distribuição, ou simplesmente distro — um pacote com diversos recursos do Linux, entre aplicativos e até interfaces gráficas diferentes, como se o sistema operacional tivesse ele próprio "skins" ou temas, como o navegador Firefox.

Fins específicos 
     Comercializadas ou distribuídas gratuitamente, cada distro pode ser criada para um fim específico: algumas rodam em desktops, outras em notebooks, servidores (de rede, de aplicações, de banco de dados etc), telefones e computadores de mão entre outros. No Brasil, incentivos fiscais dados pelo governo federal aos fabricantes de computadores que incluírem o Linux em suas máquinas têm ajudado o sistema operacional de código aberto a ganhar espaço entre os usuários. Entre as distros mais utilizadas atualmente no país estão a Fedora, Mandriva, Red Hat e SuSE Linux.
     Para ter idéia do nível de utilização do Linux no País, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) divulgou em dezembro de 2006 que o "Computador para Todos", como é chamado o programa do governo federal para a venda de PCs a preços populares, vendeu 1,5 milhões no ano de 2006, e acordo com dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), em pesquisa realizada pela IT Data. Com esse número, os PCs com software livre representaram 18% do mercado de computadores brasileiros em 2006, que vendeu 8,3 milhões de máquinas.
     Também de acordo com a associação, os equipamentos vendidos pelo projeto de inclusão digital — máquinas rodando Linux e com preços abaixo de R$ 1.400 — respondem por aproximadamente 7% do mercado nacional de computadores pessoais. Ainda que muitos usuários substituam o sistema operacional Linux pelo Windows —legalizado ou não— após a compra do computador, os números podem ser considerados um avanço pelos defensores do sistema de código aberto. Isso porque, de acordo com a última edição do estudo "Mercado Brasileiro de Informática e Uso nas empresas", da Fundação Getúlio Vargas, 97% dos desktops corporativos ainda rodam o Windows, da Microsoft.

 Como escolher a melhor distro? Existem atualmente diversas distribuições Linux — são mais de 300 versões registradas atualmente. E elas diferem uma da outra em diversos aspectos. Assim, na hora de fazer a sua escolha é preciso levar algumas questões em conta. A primeira de todas as regras na hora de escolher sua distribuição Linux é jamais optar por qualquer versão antiga.
     As distribuições mantidas por organizações comerciais, como Red Hat, Ubuntu, SuSE e Mandriva, além de serem encontradas mais facilmente, chegam ao mercado apenas após passarem por testes e costumam ter atualizações constantes. Mesmo após essas dicas, antes de selecionar uma distribuição para seu computador, certifique-se de que o processo de instalação é simples e que a interface é amigável e intuitiva — algumas distros seguem, inclusive, a lógica de raciocínio adotada pela Microsoft no Windows. É uma forma de garantir que o usuário não terá dificuldades para utilizá-la.
     Outra característica fundamental — a menos que você domine outros idiomas — é checar a existência de uma versão em português da distribuição. A oferta de suporte pelo distribuidor também é essencial para a boa experiência do "marinheiro de primeira viagem" com o Linux.

Mitos e verdades 
     Aliás, a ausência de suporte para o Linux é um dos maiores mitos a serem desfeitos pelos fabricantes do sistema operacional. Uma das grandes barreiras para a adoção do Linux no Brasil e no mundo ainda é exatamente a série de mitos envolvendo o software de código aberto. Dizer que o Linux não possui suporte técnico é uma grande bobagem. Acreditar nisso pode ser ainda pior.
     Como as empresas normalmente cobram muito pouco pelo sistema, convencionou-se acreditar que elas não oferecem suporte para o software. Exatamente por cobrarem pouco pela distribuição Linux, muitas das empresas não oferecem suporte técnico gratuito, como acontece com a maioria dos fornecedores de softwares proprietários.
     No entanto, no caso do Linux, além do suporte por assinatura disponibilizado pelos fabricantes, o usuário ainda conta com ampla ajuda online — adeptos do software livre reúnem-se em massa em comunidades virtuais, trocam experiências e sanam dúvidas em listas de discussões. E, acredite, muitas vezes a solução para o problema vem muito mais rapidamente do que no caso de um suporte técnico oferecido por fabricantes. Para completar, ainda há empresas especializadas em suporte para Linux. É o caso da Linuxcare (www.linuxcare.com). Nesse caso, porém, a ajuda é paga.


Principais Versões

     Conheça as principais "versões" de Linux para baixar e instalar 

     Confira a seguir os recursos das principais distribuições de Linux para baixar e instalar em seu computador. 

Debian
     Especialistas em Linux dizem que, embora os desenvolvedores do Debian não façam questão de deixar o software com a cara que gostariam, eles permitem que o usuário faça isso tranqüilamente. Programas para as atividades cotidianas podem ser baixados rapidamente pelo Debian Etch, a partir do repositório de aplicativos do desenvolvedor. O sistema tem uma interface simples e personalizável. 

Aplicativos (equivalência) 
_ OpenOffice.org Writer (Word), 
_ OpenOffice.org Cal (Excel), 
_ OpenOffice.org Impress (PowerPoint), 
_ Konqueror e Firefox (Internet Explorer), 
_ MPlayer (Windows Media Player), 
_ K3b (Nero) 
_ Live: Não 
_ Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: www.debian.org/releases/stable/debian-installer/ 
_ Tamanho: de 20 MB até 3 DVDs 
_ Quanto: Gratuito 

Fedora Core 6 
     Mais conhecido como Zod, o sistema é fácil de ser instalado e conta com Desktop 3D. Nesta versão, o software traz gerenciadores de pacotes aperfeiçoados, aplicações desktop, avanços na segurança, facilidades de instalação do software e da gerência e ferramentas de localização. 

Aplicativos (equivalência) 
_ OpenOffice.org Writer (Word), 
_ OpenOffice.org Cal (Excel), 
_ OpenOffice.org Impress (PowerPoint), 
_ Gimp (Photoshop), 
_ K3b (NEro), 
_ Totem e Rythmbox (Windows Media Player), 
_ Firefox (Internet Explorer), 
_ Thunderbird (Outlook) 
_ Live: 
_ Não Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: http://fedoraproject.org/wiki/ 
_ Tamanho: 6 CDs 
_ Quanto: Gratuito 

Kurumin 7 
     Desenvolvido por brasileiros, é tido como uma das distros mais adequadas para usuários iniciantes. Possui expressiva comunidade de usuários no país e boas páginas de suporte na Internet, além de fórum para troca de dúvidas e informações em português. Possui também uma versão Light, mais leve, que ocupa menos memória — ideal para PCs antigos 

Aplicativos (equivalência) 
_ KOffice Office Suite (pacote Office), 
_ Konqueror (Internet Explorer),
_ Clica-Aki (Painel de Controle centralizado) 
_ Live: Sim 
_ Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/ 
_ Tamanho: 603 MB 
_ Quanto: Gratuito 

Mandriva Discovery 
     De fácil instalação, o sistema permite dual boot e possui interface simples e amigável. Para os fãs de games, a versão inclui jogos e suporta os drivers do Windows. Traz softwares para uso diário, como mensagens instantâneas, navegador de Internet, e-mail e pacote de aplicativos, entre outros. 

Aplicativos (equivalência) 
_ OpenOffice.org Writer (Word), 
_ OpenOffice.org Cal (Excel), 
_ OpenOffice.org Impress (PowerPoint), 
_ Kontact, Evolution, Mozilla Thunderbird (Outlook), 
_ Mozilla Firefox, Konqueror (Internet Explorer), 
_ Kopete, Gaim (MSN Messenger), 
_ Kaffeine e Amarok (Windows Media Player), 
_ Gimp (Adobe Photoshop) 
_ Live: Sim 
_ Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: http://www.mandriva.com/pt_br/download 
_ Tamanho: de 1 CD a 4 CDs 
_ Quanto: Gratuito 

OpenSUSE 10.2 
     Esta distribuição é talvez uma das mais simples de usar. Após instalada, o usuário verá um desktop muito bem organizado — é possível organizar o Kickoff (equivalente ao Menu Iniciar, no Windows) da forma como melhor lhe convier. 

     O Fedora Core traz um menu diferente, mas muito prático, que permite ao susuário fazer buscas por aplicativos em seu micro. O YaST (Yet another Setup Tool) também não pode passar em branco. O aplicativo reúne todas as tarefas de administração do sistema. O repositório de aplicativos do Fedora também traz soluções de sobra. 

Aplicativos (equivalência) 
_ O sistema operacional vem sem nenhum aplicativo extra. Mas todos eles podem ser baixados facilmente no repositório oficial do SUSE Linux. 
_ Live: Não 
_ Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: www.opensuse.org 
_ Tamanho: 3.8 GB Quanto: 
_ Gratuito 

Ubuntu
     Interface muito parecida com a do Windows. Entre as distribuições, esta é, sem dúvidas, a de interface mais amigável e intuitiva. Traz sistema de ajuda, com dicas e um banco de dados com as dúvidas mais comuns — exatamente como acontece nas soluções da Microsoft. O sistema traz o pacote de aplicativos OpenOffice. 

Aplicativos (equivalência) 
_ Writer (Word), 
_ Calc (Excel), 
_ Gimp (Photoshop), 
_ Firefox (Internet Explorer), 
_ Rhythmbox Media Player (Nero), 
_ Totem (Windows Media Player) 
_ Live: Sim 
_ Português: Sim 
_ Onde baixar/comprar: www.ubuntu.com 
_ Tamanho: 698 MB 
_ Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense