sábado, 21 de janeiro de 2012

EROSÃO

     É o processo de desgaste do solo pela água e pelo vento. A erosão ocorre naturalmente, mas pode ser causada também pelas atividades humanas. A erosão causa efeitos diretos na produtividade agrícola e no meio ambiente, pois a terra transportada pelas enxurradas provoca danos à qualidade da água, poluindo os reservatórios e os cursos de água.
      A erosão pode ser classificada em:
a) erosão laminar: ocorre em toda a área. A área vai perdendo nutriente e argila, degradando-se lentamente;
b) erosão em sulcos: é formada pela canalização do escoamento das águas na superfície do solo.
c) erosão em voçorocas: é a que ocorrer em valetas de grandes proporções, podendo ter vários metros de profundidade e comprimento.
Quando chove, parte da água infiltra e parte escoa decorrente da declividade e do volume da chuva, provocando a erosão.
     A erosão ocorre em três fases:
a) destacamento das partículas do solo causado pelas gotas da chuva, formando o salpico. Este processo diminui a infiltração do solo e aumenta a parcela de água que escoa.
b) ocorre pelo escoamento e concentração da água na superfície. Quanto maior a declividade e o comprimento da superfície de escoamento, maiores a velocidade e a capacidade de erosão da enxurrada.
c) acontece no final da encosta por onde a água escoa. O fluxo de água perde velocidade e as partículas transportadas são depositadas. No final da área encontra-se um curso d água ou área mais plana.

Consequências da erosão:

a) juntamente com as partículas de solo, são levados os fertilizantes e os agrotóxicos, cansando prejuízos ao produtor e poluição ambiental.
b) a camada de solo abaixo do material erodido apresenta menos matéria orgânica, menor fertilidade e estrutura mais frágil, comprometendo o potencial de produção.
c) a erosão pode ser tão severa em uma única chuva que pode arrastar as plantas de uma lavoura, causando sérios prejuízos.
d) os sedimentos formados por partículas do solo podem acumular-se em áreas planas, formando um solo diferente do solo natural. Se a acumulação acontecer em um rio, irá ocorrer o assoreamento, dificultando o escoamento e causando cheias.
Em vários estados, a falta de água potável já é um problema grave. Também reduz a disponibilidade de água para os agroecossistemas e para o consumo humano.

 
Poluição
      Os solos têm diversos ciclos, microorganismos, plantas, passagem de água, etc., que estão em constante atividade e transformação. Os poluentes químicos (fertilizantes em excesso, agrotóxicos e dejetos) depositam-se no solo e na água e quebram os ciclos naturais, causando a poluição do solo.

     Pela utilização de agrotóxicos, podem ocorrer:
a) degradação pela luz, calor, produtos químicos naturais do solo ou por alguns organismos do solo;
b) acumulação no solo (adsorção de partículas);
c) infiltração e escoamento com as águas que passam pelo solo.

     Dejetos contaminados com organismos patogênicos (que causam doenças como os estrumes, efluentes de agroindústrias, etc) ou com óleos e gorduras podem trazer problemas sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense