terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AUSTRÁLIA

     A Austrália é uma ilha-continente com 7.682.300 quilômetros quadrados, constituindo o sexto maior país do mundo. O australiano, normalmente, discute com o brasileiro, afirmando que a área territorial deles é maior que a dos brasileiros. É muito díficil para eles aceitar que a diferença é de mais de 10%. Por outro lado, a população é quase dez vezes menor. Trata-se de um país com aproximadamente 18,7 milhões de habitantes, dividido em seis estados - New South Wales (Nova Gales do Sul), Victoria, Queensland, South Australia (Austrália do Sul), Western Australia (Austrália Ocidental) e Tasmânia. Além disso, há dois territórios, o Northen Territory (Território do Norte), cuja capital é Darwin, e o Australian Capital Territory (Território da Capital da Austrália), ou Camberra. Atualmente, 85% da população vive no litoral, ocupando os 36.735 quilômetros da costa do país, que faz fronteira com o oceano em todas as direções. 
     A maior parte da população vive entre Adelaide, no sul, e Brisbane, na costa leste, em um estreito arco que se estende por 1.610 quilômetros, formando o que eles chamam de "Costa do Bumerangue". No entanto, cerca ded 40% da população está concentrada nas duas cidades de Sydney e Melbourne. Única nação a governar um continente inteiro e as ilhas costeiras (Queensland possui 900 ilhas), a Austrália é, ao mesmo tempo, um dos maiores países e o menor dos continentes da esfera mundial. Além disso, é o mais seco, com o mais baixo índice de chuvas (420 milímetros por ano) e um dos mais altos níveis de evaporação do mundo.
     Essas características, somadas à influência cultural, herança do período da colonização, fizeram com que a maior parte da população optasse por viver junto à orla marítima, desenvolvendo forte afinidade com a praia e os esportes aquáticos. New South Wales é o estado mais populoso, com 6,2 milhões de habitantes. Sydney é a capital, com uma população de quase 4 milhões de habitantes. A seguir, vem Victoria, com cerca de 4,4 milhões, cuja capital, Melbourne, tem população de pouco mais de 3 milhões de habitantes. 
     Já a costa oeste é bem menos populosa, tendo Perth como a maior cidade, com cerca de 1,3 milhões de habitantes. O centro e o norte do país são pouco habitados, constituindo, ambos, uma região predominantemente semi-árida: trata-se do chamado "deserto australiano". O que faz a faz da Austrália um país extremamente interessante é a sua diversidade geográfica, com cada área apresentando características distintas. Apesar de uma gigantesca área árida e semi-desertíca, no centro do país, a Austrália tem imensas florestas tropicais e planícies praticamente desabitadas ao norte; há neve no sudeste e terras férteis no leste, sudoeste e sudeste, além de praias absolutamente limpas e lindas no nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense