sexta-feira, 10 de maio de 2013

CONJURAÇÃO MINEIRA (1789)


CONJURAÇÃO MINEIRA (1789)

     Em meados do século XVIII, as minas de ouro começaram a dar sinais de esgotamento. A produção de ouro diminuiu e os habitantes das minas não conseguiam pagar os impostos devidos à coroa. A coroa reservava para sim um quinto do ouro produzido nas minas. Além disso, arrendava a arrecadação de tributos a particulares. Quando a receita da coroa começou a diminuir, as autoridades metropolitanas não acreditaram nos relatórios dos funcionários: achavam que o ouro estava sendo contrabandeado para burlar o fisco.
    Visando recuperar o prejuízo com a arrecadação do quinto, a coroa enviou o visconde de Barbacena, homem de confiança do rei, como governador para as minas. O novo governador da capitania de Minas Gerais tinha ordens de cobrar os impostos atrasados através de uma derrama. A derrama significava que toda a população das minas, os proprietários de lavras, os simples faiscadores e desclassificados, deveria contribuir para arrecadar a soma exigida pela coroa. Isso incluía vários contratadores que deviam somas elevadas ao tesouro real.
    Inspirados pelo movimento revolucionário de independência dos colonos ingleses da América do Norte, realizado a partir de 1776, vários membros da elite local se reuniram para conspirar contra o sistema colonial. Os principais envolvidos na revolta de 1789 eram contratadores, fazendeiros, funcionários da Câmara de Vila Rica e contrabandistas.
  O alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, estava encarregado de obter apoio militar e popular à revolta. Tomando como exemplo os revolucionários norte-americanos, os “inconfidentes” de Minas Gerais pretendiam proclamar uma República independente de Portugal. Apesar disso, pretendiam manter a ordem escravista.
Segundo o plano dos conspiradores, o movimento teria início com a derrama. Antes disso, Joaquim Silvério dos Reis denunciou a existência do movimento ao visconde de Barbacena, que imediatamente suspendeu a derrama:
_        Em maio de 1789, Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro;
_        Os demais inconfidentes foram presos e submetidos a um processo legal que terminou em 1792.

    Alguns inconfidentes foram condenados ao degredo, isto é, ao exílio, na, África. Outros foram condenados à prisão perpétua. Tiradentes, o rebelde de condição social mais humilde, considerado o responsável pela agitação das minas, foi condenado à morte. No dia 21 de abril de 1792, como castigo exemplar, Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Estou aqui para compartilhar meu testemunho do que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim, sou da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo para expandir minha empresa sempre verde do grupo, foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar uma assistência de empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente garantiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que precisam de assistência de empréstimo estão por aí, por favor, venha até este homem honesto e você também pode estar seguro. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)

    ResponderExcluir

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense