quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FUNÇÕES CELULARES

Alimentação ou Nutrição 
     A alimentação ou nutrição é uma função celular fundamental para a manutenção dos processos vitais das células, fornecendo substâncias energéticas, de construção ou reguladoras. Pode ser realizada de três formas: 
_ Transporte através da membrana, com gasto de energia (ativo) ou sem gasto de energia (passivo) por difusão. 
_ Pinocitando, ou seja, absorvendo os pequenos alimentos em solução através de um canal – invaginação – formado pela membrana celular. 
_ Fagocitando, ou seja, englobando os capturando ativamente substâncias maiores por intermédio de emissão de prolongamentos membranosos – pseudópodes. 

Reprodução 
     Consiste na capacidade de originar descendentes e transmitir-lhes informações genéticas através do material hereditário. É considerada sexuada, quando há troca de material genético ou presença de gametas, e assexuada, quando isso não ocorre. Organismos unicelulares reproduzem-se de diversas maneiras, podendo fazê-lo de três formas principais e distintas: 
_ Bipartição: divisão da célula em duas partes de tamanho aproximadamente igual e mesmo conteúdo celular. 
_ Gemulação: é uma divisão do núcleo seguida do surgimento, em algum ponto da membrana da célula-mãe, de uma “gema” ou protuberância com formação de novas células, desiguais em tamanho. 
_ Esporulação: ocorre, no interior da célula-mãe, a divisão sucessiva, por várias vezes, do núcleo de células-filhas, até que o citoplasma da primeira se divide envolvendo cada núcleo, sendo então a membrana rompida, liberando as células-filhas ao exterior.

Movimento 
     O movimento é uma característica própria dos seres vivos. Mediante o movimento a célula relaciona-se com o meio em que vive e promove sua circulação interna. Nem sempre os movimentos celulares são facilmente observados; pode-se, no entanto, com o uso de técnicas adequadas, observar-se os principais movimentos celulares através do estudo das organelas que os promovem. 
Pseudópodes: são prolongamentos do citoplasma observados, principalmente, nas amebas (protozoários), com função de locomoção e captura de alimento. 
Flagelos: são estruturas tubulares constituídas por proteínas que deslizam umas sobre as outras originando um movimento ondular ou batimento flagelar, que pode propulsionar a célula. 
Cílios: são estruturas extremamente semelhantes aos flagelos, porém muito menores e mais numerosos. Seu batimento é coordenado e parecido com remos, que a célula agita quando se encontra em um meio líquido. 
Citoesqueleto: responsável pela ciclose, que são movimentos de substâncias e organelas que ocorrem no interior da célula, também denominado de transporte intracelular, realizado pelas proteínas contráteis do citoesqueleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense