sábado, 28 de janeiro de 2012

ALEXANDRE HERCULANO e ANTÔNIO FELICIANO DE CASTILHO

ALEXANDRE HERCULANO DE CARVALHO E ARAÚJO (Lisboa-Portugal, 1810 – Val-de-Lobos-Portugal, 1877) 
     De origem humilde, não chega a fazer curso universitário; dedica-se, entretanto, aos estudos clássicos e filológicos, formando sua vasta cultura em moldes rígidos. Torna-se um modelo de correção vernacular. É tido como o maior nome das letras de Portugal, somente equiparado a Camões. Em 1831, Alexandre Herculano, por ser avesso ao absolutismo miguelista, é exilado. De volta a Portugal, no ano seguinte, escreve alguns poemas: A Harpa do Crente, A Voz do Profeta. 
     Deixa, mais tarde, esse gênero, dedicando-se inteiramente à ficção. É o iniciador do romance histórico em Portugal; consegue harmonizar a imaginação com a história. Em 1833, é nomeado bibliotecário da Biblioteca Municipal do Porto. Em 1836, funda a revista Panorama, onde publica algumas de suas obras como Lendas e Narrativas (contos e novelas), O Bobo, Eurico, o Presbítero, O Monge de Cister. As duas últimas obras fazem parte de um volume intitulado Monasticon, que trata do problema do celibato clerical.
     Dentre as composições poéticas de Herculano, destacamos A cruz mutilada. A inspiração cristã, a religiosidade – características marcantes no Romantismo – é uma constante nesta poesia. 
ANTÔNIO FELICIANO DE CASTILHO (Lisboa-Portugal, 1800-1975) 
     Apesar de ser considerado um dos introdutores do Romantismo em Portugal, sua obra sofre, contudo, a influência dos moldes arcádicos. Traduz Horácio, Goethe e Molière. Deixa-nos várias obras em verso (Cartas de Eco a Narciso, Amor e Melancolia, Ciúmes do Bardo, A Noite do Castelo) e em prosa (Quadros Históricos de Portugal). 
     Embora cego, Castilho consegue descrever com uma fidelidade incrível a natureza, isto porque as recordações do período em que tinha visão não se apagaram por completo. Seu estilo e sua linguagem são admiráveis pela musicalidade, precisão e fluência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense