sábado, 21 de janeiro de 2012

A CONJURAÇÃO BAIANA (1798)

    No mesmo ano em que ocorreu uma tentativa de revolução de independência nas minas, em 1789, o Antigo Regime ruiu na França, iniciando o ciclo revolucionário que culminou com a independência das colônias ibéricas na América. Além das idéias dos revolucionários norte-americanos, os manifestos dos revolucionários franceses atravessaram o Atlântico, despertando nos colonos a sede de mudanças.
    Em Salvador, na Bahia, a insatisfação da população, devida à carestia, à falta de alimentos e de produtos importados da Europa, se manifestava nas queixas constantes contra as autoridades metropolitanas. Além disso, as idéias das filósofos Rousseau e Voltaire, e a Declaração dos Direitos do Homem, proclamada na França em 1789, circulavam entre os membros de sociedades secretas de Salvador. O terreno para a revolta estava preparado.
    No dia 12 de agosto de 1798, as paredes das casas de Salvador amanheceram cobertas de cartazes convocando a população para aderir à revolução. Os revolucionários baianos eram republicanos. Entre seus líderes havia sapateiros, escravos, alfaiates e toda sorte de desclassificados. Por isso mesmo, a Conjuração Baiana também é conhecida como Revolta dos Alfaiates, pois estes participaram em grande número. Pregavam a liberdade, a igualdade e a liberdade de comércio. Os ideais revolucionários baianos diferiam daqueles sustentados pelas elites mineiras: os revolucionários pregavam uma revolução contra a sociedade escravista da colônia.
     Tal como aconteceu em Minas Gerais, o movimento dos revolucionários baianos foi denunciado às autoridades por um de seus participantes, José de Veiga. Alguns revolucionários conseguiram escapar; outros foram presos e processados. Aqueles de estrato social mais baixo forma condenados ao degredo. Como a maioria dos sediciosos conseguiu escapar, quatro revolucionários foram enforcados para dar o exemplo. Conforme a tradição colonial portuguesa, as vítimas eram pobres e pertenciam à camada dos desclassificados. Os membros da elite que participaram do movimento foram absolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense